01 março 2009

NOTÍCIAS TECNOLOGIA E E-MARKETING

Tecnologia "entra" nas garrafas de vinho

18-02-2009
A Douro Alliance, o Eixo Urbano do Douro, premiou esta segunda feira como ideia inovadora um sistema que permite, através do código de barras de uma garrafa e de um telemóvel, aceder a toda a informação disponível sobre um vinho, a sua quinta produtora e obter notas de prova.

O Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinhos (SIGPV) foi apresentado por Raul Morais, Carlos Rompante da Cunha, Emanuel Peres e Manuel Santos Reis, informa a agência Lusa.

Foram também distinguidos como ideias inovadoras o projecto Eu Douro, iniciativa integrada de comunicação do Eixo Urbano, de Carlos Morais, e o Roteiro Lugares da Memória, proposto por Alexandre Parafita.

A coordenadora do Gabinete Técnico da Douro Alliance, Conceição Silva, salientou que gostaria de ver implementadas as ideias vencedores, com a ajuda dos proponentes. Segundo o professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Raul Morais, o SIGPV funciona através de uma aplicação de dispositivos móveis, designadamente um PDA ou um telemóvel, através da qual se pode fotografar o código de barras de uma garrafa.

Depois, através de uma ligação à Internet, pode aceder-se a toda a informação disponível sobre o vinho, a quinta ou empresa produtora e pode-se ainda dar uma nota da prova. O responsável referiu que esta tecnologia já é utilizada em vários países, mas salientou que a ideia inovadora do projecto, em Portugal, é a disponibilização da informação sobre o vinho e a quinta que o produz, bem como de todas as iniciativas promovidas pela casa produtora.

Fonte: diario.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.